Grande Campeão da Expointer 2018 vai para central de inseminação

O ASP H403 Arno (apelidado de SEIBO) passa a fazer parte da bateria de touros da raça Normando da Cort Genética Brasil (www.cortgeneticabrasil.com) .

Filho de um campeão de progênie na França, o touro Arnica, tendo em seu avô materno o nosso grande destaque em vendas de sêmen o reprodutor ASP 709 Pértico , representa para a ASP o acerto em apostar nesse cruzamento que aliou grande produção de leite e um bom balanço fenotípico de forma a manter padrão racial e conformação carniceira, o que veio a coroá-lo com o Grande Campeonato da raça na Expointer 2018.

Com quase 100 anos de criação da raça na Agropecuária São Pedro (ASP) e há 30 anos produzindo queijos artesanais, focou a seleção dos seus animais buscando o melhoramento para produção de leite em pastagens nativas. As Normandas da ASP produzem em pico de lactação a campo, com 1% do peso vivo de concentrado por dia, sem uso de silagem ou aditivos, até 15 litros de leite, com uma ordenha diária e, ainda, com a cria liberada para mamar por até 3 h na sua mãe, podendo  dobrar essa produção em regime alimentar voltado a produção de leite em escala.

Além disso, a ASP busca a seleção observando os animais mais resistentes a tristeza parasitaria (carrapato e/ou mosca) com sistemático descarte de animais que apresentam sintomas da doença ou baixo rendimento devido a infestações desses parasitas.

Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »