Meia Cura da São Pedro

O Meia Cura da São Pedro é um queijo tipo Minas Padrão, porém possui um sabor diferenciado proveniente do leite pasteurizado de vacas Normandas criadas no pasto nativo do Pampa Gaúcho, aliado as condições de acondicionamento na CAVE São Pedro e o tempo especial de cura,  idealizado pela Queijeira Rose,  temos um queijo considerado uma uma verdadeira especiaria produzido na Queijaria Da Rose.

CLIQUE E FAÇA SUA ENCOMENDA

O que é a cura?

O termo cura diz respeito ao ponto de maturação do queijo.

Curar o queijo significa “envelhecê-lo” de maneira que suas características de sabor, textura e aroma fiquem mais pronunciadas. À medida que o queijo vai curando, este perde umidade, conseqüentemente forma “casca” e amarela.

Após a sua fabricação, o queijo fica em “descanso”, que é o chamado momento da maturação. Eles são colocados em estantes de madeira e virados para realizarem o processo em ambos os lados. É aqui que o queijo adquire as suas características próprias, incluindo as locais, que diferenciam o queijo de região para região.

Meia Cura

O queijo Meia Cura é aquele queijo nem fresco nem curado. Seu período de maturação não é bem definido, pode variar entre uma e cinco semanas, assim como a sua temperatura que varia de 10ºC até a temperatura ambiente. É um queijo produzido com leite cru, mas pode ser encontrado com leite pasteurizado.

Curado

O queijo curado é um queijo mais seco e mais firme, massa mais ou menos firme, casca amarelada e de sabor levemente ácido. Seu processo de maturação fortalece a intensidade do seu sabor e melhora a sua conservação.

Minas Padrão

O queijo Minas Padrão é um queijo de simples elaboração e de muita versatilidade na culinária, sendo o principal ingrediente para o famoso pão de queijo. Este queijo é um dos queijos mais populares no Brasil e extensamente fabricado em Minas Gerais, com destaque para algumas regiões como Serro, Serra de Araxá, Canastra.

No sul do país recebe uma denominação bem particular que é de Queijo de Colônia (queijo fabricado na colônia).

Como curar o Queijo Minas Padrão? 

Para curar o queijo, basta deixá-lo em um local fresco e arejado por alguns dias, tomando o cuidado de virá-lo todos os dias. Para um Queijo Minas este deve curar no mínimo 15 dias.

 

Translate »